top of page

Será que meu filho precisa ir ao psicólogo?

Atualizado: 15 de jan. de 2020

Cuidar da saúde mental das crianças é também exercer a função de prevenção da saúde mental do adolescente e do adulto, tornando-os mais conscientes de seus sentimentos.

A psicoterapia proporciona um espaço para o acolhimento dos medos, angústias e inseguranças dessas crianças, bem como um momento de intervenção com os pais e/ou responsáveis. O objetivo é ajudar as crianças nas expressões de suas emoções, beneficiando sua qualidade de vida e seu bem estar. Busca compreender as dificuldades da criança, promovendo alívio dos sintomas e ajudando-a encontrar novos caminhos.


Como funciona a Psicoterapia Infantil?


A primeira consulta é realizada com os pais e/ou responsáveis a fim de conhecer a história desta criança. É aplicado uma entrevista de anamnese, onde reunimos informações e conhecemos a dinâmica familiar na qual a criança está inserida.

Após a entrevista, examinamos a queixa (motivo pela procura de atendimento) e avaliamos os objetivos a serem trabalhados com a criança.

A psicoterapia infantil é realizada de forma lúdica, isto é, através do brincar (desenhos, jogos, casinha e família terapêutica, etc), pois diferente do adulto, a criança possui outra forma de comunicação.

Através do brincar a criança expressa seu mundo simbólico, sente-se compreendida e expressa suas dificuldades emocionais, observa melhor o mundo que a cerca, aprende a lidar com seus conflitos e demonstra de forma significativa a melhora na escola e com a família.


E como saber se a criança precisa de psicoterapia?


Quando você percebe que a criança não está bem e você não tem conseguido ajudá-la a lidar com determinado comportamento. Muitas vezes as crianças são encaminhadas pelas escolas e também pelos médicos.


Segue abaixo as queixas mais comuns:

* choro excessivo

* irritabilidade

* timidez excessiva

* birras

* isolamento

* agressividade

* medos

* ciúmes

* necessidade extrema da presença dos pais

* enurese

* encoprese

* dificuldade para dormir

* demora na fala

* separação dos pais

* perda de algum familiar

* tristeza frequente

* dificuldades de aprendizagem

* dificuldades alimentares

* muita dificuldade para aceitar regras e limites

* mudanças de comportamento em geral

Não podemos esquecer que ser criança é mergulhar num mundo cheio de descobertas. Além disso, ela está num processo de transformação e, por isso, em cada fase da vida do ser humano é importante ter cuidados específicos, ainda mais no estágio da infância.




Sabrina Cruz

Psicóloga

CRP 07/13456

1.201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TDAH

bottom of page