top of page

O que é Avaliação Psicológica e quais os seus objetivos?

Você deve estar se perguntando o que é uma Avaliação Psicológica (AP), neste texto, iremos abordar o que é uma Avaliação Psicológica, para que ela serve, quais os seus objetivos e seus diversos contextos.


A Avaliação Psicológica (AP) é um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeitos de fenômenos psicológicos, com o objetivo de fornecer informações à tomada de decisões, no âmbito individual, institucional ou grupal, com base em finalidades específicas. As hipóteses levantadas serão averiguadas e respondidas a partir de observações clínicas, no brincar terapêutico (em caso de crianças) e, em alguns casos, o uso de testes psicológicos. A AP pode ser feita em todas as faixas etárias, em diversos contextos, como em: empresas, escolas, hospitais, geriatrias, dentre outros.


Algumas hipóteses diagnósticas levantadas durante um processo de Avaliação Psicológica (AP) podem ser sobre características da personalidade, sobre aptidão para desempenhar determinadas funções, funcionamento intelectual.


A avaliação é feita o tempo todo, quer ver? Hoje, antes de você sair de casa, você olhou a previsão do tempo para poder escolher o que ia vestir, para assim, não passar frio ou calor, isto é uma avaliação. Quando você vai fazer sua carteira de habilitação, você é avaliado a partir de um ou mais testes psicológicos, isto configura um tipo de Avaliação Psicológica, ainda neste contexto, você passa por uma entrevista com a (o) psicóloga (o), esta é a parte de observação clínica da Avaliação. A avaliação está presente em nossas vidas e no contexto em que estamos inseridos, e ela é importante, para que possamos ter nossas respostas, a Avaliação Psicológica (AP), tem exatamente este propósito, responder algumas questões, não para rotulação de algo, mas para auxílio do que, no momento, é o mais correto em procurar.


A AP abre um mundo de possibilidades, e não é concreta, ela avalia o momento atual, auxiliando a pessoa a buscar os profissionais adequados aquela condição, por exemplo: A partir da AP, você descobriu que está com Alzheimer, um tipo de demência, a AP vai te trazer prognósticos sobre a doença, quais os médicos que podem lhe auxiliar da melhor forma, e como sua família pode lhe auxiliar neste momento.


Dentro do contexto clínico a Avaliação Psicológica é chamada de Psicodiagnóstico. E, o que é o Psicodiagnóstico?

O Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza ou não testes psicológicos, ou seja, é uma subdivisão da Avaliação Psicológica.

Agora que já falamos um pouco sobre o que é uma Avaliação Psicológica e quais os seus objetivos, podemos passar para o próximo passo:


- Como iniciar um processo de Avaliação Psicológica?


A Avaliação Psicológica pode ser solicitada de muitas formas, por psiquiatras, por psicólogos que não realizam AP, neuropediatras, pediatras, neurologistas, escolas, geriatras, empresas, dentre outas.

A Avaliação Psicológica é uma ferramenta extremamente útil para a (o) psicóloga (o), pois, a partir dela, é possível, que este paciente tenha uma melhora significativa em sua qualidade de vida, independente da sua faixa etária.



Louise Machado da Silva

Psicóloga

CRP: 07/31609

1.615 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TDAH

bottom of page